Imitadores de Deus
- Pr. Henrique Lino da Silva
- há 1 dia
- 4 min de leitura

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem tolices, nem zombarias, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há dissolução, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças pôr tudo a nosso Deus e Pai, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Efésios 5:1-20)
O apóstolo Paulo inicia conclamando todos os que se dizem cristãos a serem imitadores de Deus, para andarmos em amor, como Ele assim determinou. Portanto, ser cristão é muito mais do que ser um religioso, um frequentador de templos denominacionais, é muito mais do que ler a Bíblia, ou cantar louvores, ou dar ofertas. Ser cristão é procurar imitar Deus, pois, se Ele é o nosso Pai, então o imitemos. Mas imitemos em amor, não esse amor terreno, esse sentimento carnal, em que as pessoas aceitam tudo dizendo ser por amor, concordam e apoiam e até defendem o erro, o pecado, dizendo ser que o fazem por amor. O cristão condena o pecado em todas as instâncias, ou seja, não aprova, não fecha os olhos, e por ser luz, condena o pecado, que é trevas. Não importa se é um filho, um ente querido qualquer, se estiver no erro, é nossa obrigação falar, porque, calando, estamos consentindo, estamos apoiando o erro, e juntos iremos para o inferno. Deus é amor, mas não aceita nem tolera o pecado, por isso o seu amor nos envia para o inferno quando estamos no pecado, porque
Deus é Luz, e se estivermos em pecado, a Luz condenará, expulsará as trevas. Assim como quando acendemos uma lâmpada e a escuridão se torna clara, assim também é o Senhor. Portanto, temos que abandonar tudo o que o Senhor condena e andar, agir como Ele determina, em santidade, temos que procurar imitá-lo. Temos que mostrar a nossa filiação Nele para todos, e é claro que o mundo, as pessoas não irão aceitar e nos condenarão, mas não temos a preocupação de agradar a ninguém, a não ser ao nosso Deus, a quem temos que imitar, pois só Ele pode nos salvar, nos dar vida. Todos nós sabemos como devemos andar, como devemos proceder, basta abandonarmos os erros e tudo o que o Senhor não permite. Temos que compreender que este mundo é a morte, pois está morto no diabo, portanto, se queremos vida, vivamos na Vida, e a Vida é Jesus. Sabemos que isto aqui não é um parque de diversão, onde temos que nos divertir, nos alegrar, aqui não é um lugar onde viveremos em plena felicidade, pois os que aqui assim procedem estão mortos na morte, que é o mundo. Não devemos nos preocupar em acumular patrimônios de espécie alguma aqui, pois nada levaremos, devemos procurar sim juntar no Céu, pois é lá que passaremos a nossa eternidade. Ser cristão não é fácil, não é ser vitorioso para o mundo, ao contrário, é aqui mortificarmos a nossa carne para vivermos em Jesus. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra, Para a apresentar a si mesmo Igreja Gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas Santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” (Efésios 5:22-33).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comments