top of page
Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Sepulcro vazio



“Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus.” (Lucas 24:1-3)

 

 

       O primeiro dia da semana é o domingo. Então no domingo, ainda de madrugada, as mulheres, de posse de perfumarias, especiarias, foram ao sepulcro, onde tinha sido colocado o corpo de Jesus, com a intenção de prepará-lo, como era o costume daquele povo, região e, principalmente, daquela época. Mas, quando elas chegaram ao sepulcro que tinha sido fechado por uma pedra, viram que a pedra tinha sido removida, portanto, estava aberta a entrada do sepulcro e estaria exposto o corpo de Cristo. Os sepulcros eram diferentes do que fazem hoje, porque as pessoas não eram enterradas, não havia caixão, simplesmente as pessoas eram envolvidas com panos, lençóis, e colocadas em sepulcros, que eram buracos tipos galeria. Em um sepulcro poderia haver lugar para vários defuntos. Era necessário sempre fechar a porta com pedras, para evitar que animais entrassem e comessem o corpo, ou acontecesse outra coisa. No sepulcro onde foi colocado Jesus, colocaram uma pedra muito grande e muito pesada, não era fácil removê-la, mas agora sabemos dela fora do lugar e a porta aberta. Assim, as mulheres entraram e não encontraram o corpo de Jesus, o corpo do qual elas queriam cuidar, perfumar etc. Faziam isso para retardar o apodrecimento natural da carne humana, e também para afastar, encobrir o mau cheiro. Mas essas mulheres deveriam saber que não encontrariam Jesus ali, porque Ele tinha afirmado que no terceiro dia ressuscitaria, e aquele era o terceiro dia. Se elas acreditassem em Jesus, saberiam que não encontrariam o seu corpo ali, uma vez que, como Ele disse, estaria vivo, como está. Temos que compreender o que Jesus nos fala, saber que o que Ele diz acontecerá. Por mais difícil que possa parecer, ou mesmo que pareça impossível aos olhos humanos, se Jesus falou, tenham plena certeza de que acontecerá, isso é fé. Sabemos que Jesus hoje nos fala pela Palavra. Assim, quando Ele nos fala, nos mostra, não podemos duvidar, devemos simplesmente crer e saber que vai acontecer, não da maneira como esperamos ou desejamos, e sim da maneira que o Senhor assim determinar, mas que vai acontecer.

         “E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive?” (Lucas 24:4-5). Vemos que elas não acreditaram no que Jesus tinha dito anteriormente, prova tal que estavam perplexas, estavam assustadas, uma vez que deveriam, na verdade, estar alegres, porque   estavam vendo a Palavra se cumprindo, sabendo que o Mestre estava Vivo. Mas tiveram que vir dois anjos do Senhor para chamar a atenção delas. Observem que eles já chegam chamando a atenção delas, por não terem crido no que Jesus tinha dito anteriormente, pois elas estavam buscando no lugar de mortos aquele que Vive. O sepulcro é lugar de mortos, e Jesus tinha afirmado que no terceiro dia Ele ressuscitaria, então elas não deveriam ter preparado perfumaria, especiarias, para mortos e terem levado esperando encontrá-lo morto. Assim também são muitas pessoas das quais deve ser chamada a atenção, por não acreditarem na Palavra do Senhor, por não crerem no Evangelho de Jesus Cristo. Quando Jesus diz que qualquer coisa será mudada, por mais difícil, impossível que possa parecer, com certeza acontecerá, pois Ele não mente, não erra e não falha. “Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja.” (Lucas 24:6-7). Os anjos fazem com que elas lembrem o que Jesus tinha dito quando ainda estava na Galiléia. Ele tinha dito antecipadamente que seria traído, preso, crucificado e que morreria, mas que ressuscitaria no terceiro dia. Tudo o que aconteceu com Jesus Ele tinha revelado antes, assim como também o Senhor já nos falou tudo o que pode nos acontecer pela sua Palavra, mas mesmo assim, como essas mulheres, não cremos, não obedecemos e fazemos o que não deveríamos, e por isto pagamos um alto preço. “Lembraram-se, então, das suas palavras; e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.” (Lucas 24:8-9).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


649 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page